sexta-feira, 15 de março de 2013

HOJE NA HISTÓRIA! Fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro

Fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro


15 de março de 1975

No dia 15 de março de 1975, o general e presidente do Brasil Ernesto Geisel oficializou a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, mantendo a denominação de estado do Rio de Janeiro.

A Guanabara foi um estado do Brasil de 1960 a 1975, no território do atual da cidade do Rio de Janeiro. Em sua área, ficava o antigo Distrito Federal do país (1891-1960, quando Brasília tornou-se a capital brasileira). A palavra Guanabara tem sua origem no dialeto tupi e significa seio-mar

HOJE NA HISTÓRIA...

Nasce o sociólogo e antropólogo Gilberto Freyre


*15 de março de 1900

No dia 15 de março de 1900 nascia, em Recife (PE), Gilberto de Mello Freyre, sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor brasileiro. Ele foi um dos pioneiros no estudo histórico e sociológico dos territórios de colonização portuguesa como um todo.

Após estudar na Universidade de Columbia, nos EUA, publicou, em 1922, sua tese de mestrado "Social life in Brazil in the middle of the 19th century" (Vida social no Brasil nos meados do século XIX). Contudo, sua obra mais conhecida é o livro Casa Grande & Senzala (1933), escrito em Portugal. Gilberto Freire também é autor de poesias, como "Bahia de todos os santos e de quase todos os pecados".

Ele escreveu outros livros que tem Portugal como tema principal. São os casos dos livros "O Mundo que o Português Criou" e o "O Luso e o Trópico". Gilberto Freyre morreu no dia 18 de julho de 1987, em Recife.

PROJETO PUPILO!!!! SELECIONADOS....

SAIU OS SELECIONADOS DA ESCOLA JOSÉ MÂNICA PARA ENTREVISTA DO PROJETO PUPILO PRIMEIRA ETAPA!

ANGELICA FRANCIELE GUEDES BENCKE
LUCAS EDUARDO BACK DA ROSA
DIARA BEATRIZ ULRICH
VANESSA HACKENHAAR

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA!



A CATEDRAL EM 1939....

HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA




Em virtude do interesse e preocupação do Senhor José Mânica que, notando a falta de uma escola para a localidade, interferiu junto ao Intendente Sr. José Koelzer, dando assim, à Dona Carlota, o primeiro passo educacional, criando este estabelecimento em 11 de agosto de 1939, com o nome de Escola Municipal Dona Carlota, sendo diretora da época, a professora Lídia Flores de Aquino.

José Mânica nasceu na cidade de Bento Gonçalves, em 26 de agosto de 1893, filho de David e Luiza Mânica, imigrantes italianos. Aos vinte anos de idade veio residir no interior do município de Rio Pardo, em companhia dos irmãos. Casou-se em julho de 1922 com dona Malvina Severo, tendo como principal atividade o plantio de arroz e exploração de mato.

Em 19 de julho de 1925, faleceu sua esposa, dona Malvina, ficando um casal de filhos: David e Margarida. Em 28 de janeiro de 1928 casou-se com dona Othylina Beltrão. O lugar escolhido para enfrentar os destinos da nova vida foi o município de Santa Cruz do Sul, extremo sul, próximo à divisa do município de Rio Pardo, lugar denominado Dona Carlota. José Mânica faleceu em 04 de fevereiro de 1944.

* A escola, ao passar para o Estado, recebeu a denominação de Escolas Reunidas de Linha Dona Carlota.

* Em 1963, passou a ser denominada Escola Rural José Mânica, ainda localizada na estrada velha que liga Santa Cruz do Sul à Rio Pardo, em homenagem ao Senhor José Mânica pelo incentivo.

Em 1972, através de uma doação da esposa D. Othylina Beltrão e do Senhor Francisco Giordani, a Escola foi instalada onde se encontra atualmente, numa área de terra de 6.500m² em um prédio em madeira de uma antiga escola do Rio Pardinho, funcionando até a 5ª série.

* Em 1976 foi construído seu primeiro bloco de alvenaria, constituído de 02 salas de aula mais a parte administrativa, iniciando o funcionamento da 6ª série.

* Em 1980, conforme determinação do Governo do Estado, passou a denominar-se Escola Estadual de 1° Grau Incompleto José Mânica. Em 1982, foi concluída a construção do bloco de alvenaria, constituindo um total de 07 salas de aula, biblioteca, cantina e sanitários.


* No período de 1982 a 1984, funcionou o anexo da escola no bairro Boa Esperança, atendendo alunos de 1ª a 4ª séries. Desligando-se da escola em 1985 e denominando-se Escola de 1º Grau Incompleto Boa Esperança.

Em 1989, com a construção e conclusão do segundo prédio, a escola ficou constituída de mais 07 salas onde uma sala era para o funcionamento da pré-escola, e uma sala para o laboratório. A partir daí com a implantação da pré-escola e 1ª a 8ª série, passou a chamar-se Escola Estadual de 1° Grau José Mânica. Atendendo nos três turnos de funcionamento cerca de 950 alunos aproximadamente. Já nesta mesma época com intenção de oferecer também o 2º Grau, foram tomadas as medidas necessárias, mas todas sem sucesso.

* A partir do ano de 1997, por determinação da 6ª Delegacia de Educação, foi encerrado o funcionamento do turno da noite, devido ao baixo número de alunos que estavam sendo atendidos.

* Passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental José Mânica em 2001.

E, no ano de 2005, após muitos esforços e interesse da comunidade escolar em implantar o Ensino Médio, iniciaram as primeiras turmas de 1º ano, reabrindo também o funcionamento do turno noturno, passando assim a denominar-se Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, atendendo atualmente 931 alunos nos três turnos de funcionamento. Com um total de 50 Professores, 10 Funcionários e 03 Especialistas de Educação.



GRÊMIO ESTUDANTIL

ALUNOS,

LOGO TEREMOS ELEIÇÃO PARA O GRÊMIO ESTUDANTIL ALEX THOMAS! FALE COM SEUS COLEGAS, CRIE UMA CHAPA, FAÇA SUAS PROPOSTAS E PARTICIPE DAS ELEIÇÕES!!!
 PARA OS ALUNOS DE  BIOLOGIA DO 1º ANO POLITECNICO FICA A DICA:


http://www.youtube.com/watch?v=t7CIfub7mVk&feature=youtu.be


LINDO VÍDEO, GALERA...

quinta-feira, 14 de março de 2013



PARA BOM CONVIVIO DE TODOS, AÍ VAI AS REGRINHAS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADAS.....

NORMAS PARA 2013



1. O aluno é responsável por zelar pelos bens materiais da escola. Caso haja prejuízo neste sentido, o mesmo deverá ressarcir a escola pelo dano causado.

2. O aluno terá direito de justificar, ao longo do ano, 5 (cinco) dias de provas ou trabalhos feitos em sala, sempre num prazo de 5 (cinco) dias úteis após a avaliação, devidamente conferido pela supervisão. As demais justificativas somente mediante atestado médico.

3. O aluno deverá comparecer às aulas de Educação Física, devidamente trajado, com a roupa adequada para tal. O aluno pode trazer uma roupa extra para esta disciplina, mas fica claro que os professores do período anterior e posterior não poderão liberar tempo de suas aulas para tal.

4. Durante a aula de Educação Física, os materiais ficam na sala de aula e os alunos aguardam o professor neste ambiente para a chamada e orientações.

5. Cada registro de aluno deverá ser assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.

6. O aluno só poderá entrar na escola no turno inverso com bilhete, por solicitação de um professor ou por parte da direção.

7. O aluno da área que chegar atrasado poderá entrar somente acompanhado dos pais ou responsável legal ou autorização por escrita dos mesmos.

8. Saídas antecipadas, somente serão autorizadas pela direção, pais ou responsável legal.

9. O aluno que entrar na sala atrasado na troca de períodos, bem como no final do recreio, assinará registro, conforme regra 5.

10. Falta de respeito com professores e funcionários é falta grave e os pais serão imediatamente avisados pela direção e chamados na escola, observando o código penal artigo 331.

11. É proibido andar de bicicleta dentro do pátio da escola.

12. Ao final do período de aula, é responsabilidade do aluno deixar sua classe e sua cadeira em ordem, bem como o espaço físico que ocupou limpo.

13. Os alunos que, por ventura, se machucarem no recreio, deverão procurar a monitora, que estará pelo pátio. No caso de não encontrá-la, deverão se dirigir à direção.

14. Alunos que se envolverem em brigas dentro do pátio da escola terão os pais ou responsável legal chamados na mesma hora e serão orientados a registrar ocorrência na delegacia. Esta regra não desqualifica a regra 5.

15. Alunos que possuem ocorrência ficarão sujeitos ao parecer dos professores da turma sobre sua participação em passeios, torneios. Há a possibilidade de o aluno com registro poder participar destes eventos, desde que acompanhado do pai, da mãe ou do responsável legal.

16. Livros didáticos e de literatura que forem extraviados ou danificados deverão ser repostos.

17. Fica proibido qualquer tipo de lanche dentro da sala de aula.

18. Conforme a lei federal nº 9294/96 e Lei Estadual nº 13.275/09, é proibido fumar nas dependências da escola.

19. De acordo com a Lei Estadual nº 349/2007, é proibido o uso de aparelhos sonoros portáteis, tais como: celular, MP3 e similares, iPod, etc.

20. A escola não se responsabiliza por extravio de bens pessoais, bem como valores em dinheiro.

21. Os pais devem aguardar no portão a saída dos alunos.

22. O aluno que vier trajado de forma inadequada será encaminhado para a equipe diretiva.

23. As Normas da escola deverão ser seguidas por todos os alunos, independente da idade.

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Acesse nossos links e fique sabendo de tudo!!

quarta-feira, 13 de março de 2013



curte aí, lindo video de superação, exemplo para quando estamos deprimidos ou insatisfeitos...


Bem colegas, um momentinho de reflexão...é bom a gente nunca julgar um livro pela capa! Emocionante apresentação do cantor Paul Potts.....vale a pena....
Já iniciou a TURMA DO ACELERA, projeto que resgata os alunos que estão fora de idade escolar para série que frequenta, em nossa Escola! Todos estão animados e felizes, principalmente a profe Marta Ana, que leciona nessa turma!!
força aos aluninhos:
BIANCA VIDAL DA SILVA
DOUGLAS YAN GORCK
ENDRIO TAIRON RODRIGUES ROSA
GUILHERME VARGAS ZIEMANN
LEONARD WEIGEL SIQUEIRA
LEONARDO JOSE FERREIRA SIQUEIRA
LUIZ FELIPE SINS
E RUTIELE RODRIGUES!

NÃO PODEMOS DEIXAR DE COMENTAR OS PROBLEMAS VIVIDOS DESDE O ANO DE 2012 EM NOSSA ESCOLA, MAS ESTAMOS ATENTOS E ALERTAS PARA CONSEGUIR SANAR AS DIFICULDADES, QUE SERÃO PASSAGEIRAS E DEIXAR A NOSSA ESCOLA EM ÓTIMAS CONDIÇÕES PARA NOSSOS ALUNOS!


RACHADURAS CAUSAM INTERDIÇÃO NA ESCOLA




A escola teve, no início do ano, a sala dos professores e a secretaria interditadas pela Defesa Civil e pela 6ª Coordenadoria de Educação,devido às rachaduras cada vez maiores nas paredes e no chão. Esse problema já uma antiga preocupação para todos, no entanto, neste ano, chegaram a assustar professores, funcionários, pais e alunos.

A direção pediu uma vistoria por parte da Coordenadoria de Educação e da Defesa Civil, que, no dia 8 de março, concordaram que estas salas deveriam ser interditadas. Segundo o responsável pelo Setor de Obras, o pedido de reforma corre em regime de urgência e o primeiro passo é a visita de um geólogo do estado para fazer uma avaliação do terreno, necessária para o engenheiro poder desenvolver o projeto. Só então haverá uma licitação para a concretização da obra, prevista para ainda este ano, conforme informações da Coordenadoria de Educação.
Com isso, a escola teve que se adaptar, improvisando um novo ambiente para a secretaria e sala dos professores. A secretaria ficou em uma sala pequena, sem espaço para o arquivo e não propícia para o atendimento ao público. Já a sala dos professores está provisoriamente no Laboratório de Ciências, com pouco espaço para os cerca de trinta professores diários por turno, sendo que também este fato impossibilitou o uso deste laboratório pelos alunos, o que foi uma grande perda em se tratando de ensino-aprendizagem.
A comunidade escolar espera que a obra fique pronta o mais rápido possível, para que a escola possa voltar às suas atividades normais.







FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA TAMBÉM SÃO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO!




A escola é um espaço de aprendizado e é neste espaço que cabe a todos os envolvidos participar da educação de nossas crianças e jovens. A merendeira incentiva uma alimentação saudável e hábitos de higiene. A servente conscientiza a todos sobre a limpeza do ambiente, bem como a preservação do patrimônio Público. O pessoal da portaria demonstra que é possível receber as pessoas com satisfação e humildade, além de auxiliar no cumprimento das regras de convivência. A monitora tem um contato direto com os alunos, incentivando amizade, a tolerância, a socialização e a integração dos estudantes. O secretário realiza a grande parte do trabalho burocrático, vital para a escola e para os alunos, sendo o responsável pela documentação da vida escolar de todos. Neste contexto, acreditamos que somar esforços em todos os segmentos da escola é proporcionar aos estudantes uma formação voltada para o exercício da cidadania, praticando a democracia participativa. Aqui já percebemos que cada um é responsável por sua parte, mas, que esta parte faz parte de um todo, que é a educação. Então, desta forma, estamos contribuindo para a formação de uma Escola para Todos.

BIBLIOTECA ESCOLAR


A Biblioteca Escolar Isolde Lopes está de cara nova. Para receber a Reestruturação do Ensino Médio e também atender as demandas escolares, a nossa biblioteca recebeu um espaço mais amplo, contemplando um lugar para que nossos alunos possam realizar suas pesquisas e leituras.

Para o segundo semestre esperamos poder colocar um computador com acesso a Internet para que, aos poucos, nossos alunos também possam se utilizar deste beneficio.



TURMA DE ACELERA BRASIL





A partir do dia 16 de abril, alunos com distorção idade/série da escola, começaram as aulas na turma do Acelera Brasil.O Programa

é uma parceria do governo do estado com o Instituto Ayrton Senna e é uma das

iniciativas que visam corrigir o fluxo escolar em redes estaduais e municipais de ensino em todo o Brasil.

A Turma de Acelera está em pleno vapor e a professora Marta, que recebeu uma capacitação toda especial para trabalhar com estes alunos, está empolgada com as aulas e complementa que todos os alunos demonstram interesse e responsabilidade no desenvolver das atividades, assim como o cuidado com o material recebido.

A professora deposita grande expectativa em seus alunos e acredita que, com este estímulo, eles conseguirão desenvolver as competências necessárias à sua realização pessoal e profissional.

ENSINO MÉDIO COM NOVIDADES

A proposta de Reestruturação do Ensino Médio no Rio Grande do Sul está sendo implantada gradativamente, desde o inicio deste ano letivo, com a abertura das turmas de 1° Ano do Ensino Médio Politécnico. A intenção do governo do Estado é de que, até 2014, todas as turmas sejam nesta modalidade de ensino, havendo então uma mudança no Ensino Médio Público.


Na prática, o estudante terá, além das aulas dos componentes curriculares do Ensino Médio, o desenvolvimento de projetos com atividades práticas e vivências relacionadas com a vida e com o mundo do trabalho. Contudo, isso não implicará na extinção das disciplinas, que serão fortalecidas no diálogo interdisciplinar.

Espera-se que esta interdisciplinaridade proporcione aos nossos alunos a verdadeira apropriação de sua aprendizagem e dê significado aos conteúdos das disciplinas. Teremos então, um currículo que propõe a emancipação da cidadania.

A grande novidade está a cargo da nova disciplina, Seminários Integrados, que ensinará nossos estudantes a pôr em prática a elaboração de projetos como estratégia de trazer o mundo real e dar vida aos conhecimentos formais.

Para tanto, serão 200 dias letivos, contabilizando 1000h por ano, totalizando uma carga horária de 3000h, entre formação geral e diversificada nos três anos.




ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS


A escola José Mânica conta com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental de 9 anos; duas tumas de 6ª série do Ensino Fundamental de 8 anos; e duas turmas de 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos.
No Ensino Fundamental a metodologia a ser trabalhada, nas diferentes áreas do conhecimento, está embasada no construtivismo sócio-interacionista, isto é, na interação entre aluno e objeto do conhecimento, mediado pela intervenção pedagógica e didática do professor; oportunizando a aprendizagem significativa.
A escola incentiva os professores para que os mesmos se atualizem constantemente na busca do conhecimento, fortalecendo seu embasamento teórico e aprimoramento em novas práticas educativas, compreendendo seu envolvimento no processo de aprendizagem, que vai muito além dos conteúdos, o professor precisa estar preparado para trabalhar a interdisciplinaridade, a diversidade cultural e também a inclusão social, tratando todos com igualdade independente de raça, cor ou religião.


ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

A escola José Mânica atende turmas do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental de 9 anos.A escola valoriza muito os valores sociais, e procura trabalhar temas com solidariedade, limites, cidadania, respeito, liderança, afeto, e todos os alunos se tornam receptivos e colaboradores. Como a escola utiliza interdisciplinaridade como ferramenta de trabalho, através do calendário escolar ela consegue trabalhar esses temas integrando toda a comunidade escolar: pais, alunos e professores, em eventos e datas comemorativas.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA


A Escola se localiza próximo ao Distrito Industrial de Santa Cruz no Bairro Esmeralda, e atende alunos de bairros da redondeza, pois é a única escola deEnsino médio da região.

Atualmente, a Escola atende nos três turnos, sendo manhã com turmas de Ensino médio, CAT e duas turmas de 7ª série e duas de 8ª série tarde com CAT e Ensino fundamental de 6º ano a 6ª série e a noite com uma turma de1º, 2º e 3º ano de Ensino Médio, totalizando 750 (setecentos e cinquenta) alunos. A maioria dos alunos são filhos de pessoas que atuam na indústria fumageira, base econômica do município, sendo em grande parte safristas, trabalhadores temporários da mesma.

A classe social varia de médio-baixa a baixa, com muitos alunos carentes e com problemas familiares da mais variada espécies, além de alunos com laudos de DM, já que a escola possui uma sala Multifuncional, para atendê-los no turno posto, estendendo o serviço a crianças da comunidade, desde que apresentem laudo médico.

FILOSOFIA DA ESCOLA

“Possibilitar a construção de uma escola com a participação e colaboração dos pais na vida escolar, promovendo intensamente a vivência de valores sociais, orientando o aluno para a busca de sua competência através do desenvolvimento de suas habilidades, do seu espírito crítico e da consciência de sua cidadania, dentro da comunidade em que está inserido.”

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO JOSÉ MÂNICA



A proposta pedagógica orienta-se sobre objetivos que, devem motivar a ação do sujeito frente à realidade. Diante da justificativa apresentada e através da ação destes sujeitos no processo da transformação, visamos:

Sensibilizar para a mudança de postura, reforçando o potencial educativo nos vários contextos de socialização, oferecendo oportunidades da formação de uma personalidade responsável, crítica e consciente como sujeito integrado na sociedade.

Incentivar o educador em atualizar-se constantemente na busca de conhecimentos, fortalecendo seu embasamento teórico e aprimoramento em novas prática educativas, compreendendo seu envolvimento no processo de aprendizagem.

Dinamizar a prática de avaliação como processo de construção do conhecimento, estando o educador envolvido como ensinante e aprendente, observando o nível de cada aluno, sem padronização, realçando as atitudes positivas e a riqueza cultural como estímulo para a aprendizagem.

Compreender e aplicar na prática educativa, um mesmo processo de construção, embasados na teoria sócio-interacionista, em que o papel do professor é de estimulador e a interação social serve para o amadurecimento de ideias e aprimoramento dos conhecimentos.

Concretizar projetos educacionais através da prática para que o educando participe ativamente da construção do conhecimento, enfrentando desafios e desenvolvendo sua inteligência por meio de aprendizagens que permitem a percepção contextualizada do mundo.



olá pessoal!!!!

a partir de hoje estaremos atualizando as noticias no blog da Escola José Mânica, com novidades, fotos, artigos dos alunos e professores, mandando recadinhos para as turmas...e tudo o que nossa imaginação mandar!!!! FIQUE LIGADO, acesse e compartilhe....abraços...Equipe Diretiva