sexta-feira, 15 de março de 2013

UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA!



A CATEDRAL EM 1939....

HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA




Em virtude do interesse e preocupação do Senhor José Mânica que, notando a falta de uma escola para a localidade, interferiu junto ao Intendente Sr. José Koelzer, dando assim, à Dona Carlota, o primeiro passo educacional, criando este estabelecimento em 11 de agosto de 1939, com o nome de Escola Municipal Dona Carlota, sendo diretora da época, a professora Lídia Flores de Aquino.

José Mânica nasceu na cidade de Bento Gonçalves, em 26 de agosto de 1893, filho de David e Luiza Mânica, imigrantes italianos. Aos vinte anos de idade veio residir no interior do município de Rio Pardo, em companhia dos irmãos. Casou-se em julho de 1922 com dona Malvina Severo, tendo como principal atividade o plantio de arroz e exploração de mato.

Em 19 de julho de 1925, faleceu sua esposa, dona Malvina, ficando um casal de filhos: David e Margarida. Em 28 de janeiro de 1928 casou-se com dona Othylina Beltrão. O lugar escolhido para enfrentar os destinos da nova vida foi o município de Santa Cruz do Sul, extremo sul, próximo à divisa do município de Rio Pardo, lugar denominado Dona Carlota. José Mânica faleceu em 04 de fevereiro de 1944.

* A escola, ao passar para o Estado, recebeu a denominação de Escolas Reunidas de Linha Dona Carlota.

* Em 1963, passou a ser denominada Escola Rural José Mânica, ainda localizada na estrada velha que liga Santa Cruz do Sul à Rio Pardo, em homenagem ao Senhor José Mânica pelo incentivo.

Em 1972, através de uma doação da esposa D. Othylina Beltrão e do Senhor Francisco Giordani, a Escola foi instalada onde se encontra atualmente, numa área de terra de 6.500m² em um prédio em madeira de uma antiga escola do Rio Pardinho, funcionando até a 5ª série.

* Em 1976 foi construído seu primeiro bloco de alvenaria, constituído de 02 salas de aula mais a parte administrativa, iniciando o funcionamento da 6ª série.

* Em 1980, conforme determinação do Governo do Estado, passou a denominar-se Escola Estadual de 1° Grau Incompleto José Mânica. Em 1982, foi concluída a construção do bloco de alvenaria, constituindo um total de 07 salas de aula, biblioteca, cantina e sanitários.


* No período de 1982 a 1984, funcionou o anexo da escola no bairro Boa Esperança, atendendo alunos de 1ª a 4ª séries. Desligando-se da escola em 1985 e denominando-se Escola de 1º Grau Incompleto Boa Esperança.

Em 1989, com a construção e conclusão do segundo prédio, a escola ficou constituída de mais 07 salas onde uma sala era para o funcionamento da pré-escola, e uma sala para o laboratório. A partir daí com a implantação da pré-escola e 1ª a 8ª série, passou a chamar-se Escola Estadual de 1° Grau José Mânica. Atendendo nos três turnos de funcionamento cerca de 950 alunos aproximadamente. Já nesta mesma época com intenção de oferecer também o 2º Grau, foram tomadas as medidas necessárias, mas todas sem sucesso.

* A partir do ano de 1997, por determinação da 6ª Delegacia de Educação, foi encerrado o funcionamento do turno da noite, devido ao baixo número de alunos que estavam sendo atendidos.

* Passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Fundamental José Mânica em 2001.

E, no ano de 2005, após muitos esforços e interesse da comunidade escolar em implantar o Ensino Médio, iniciaram as primeiras turmas de 1º ano, reabrindo também o funcionamento do turno noturno, passando assim a denominar-se Escola Estadual de Ensino Médio José Mânica, atendendo atualmente 931 alunos nos três turnos de funcionamento. Com um total de 50 Professores, 10 Funcionários e 03 Especialistas de Educação.



Nenhum comentário: